Pesquisar

quarta-feira, 29 de junho de 2011

[Especial] Amazing Fantasy 15

Vocês devem ter percebido que agora o blog tem uma seção chamada "Especial", neste especial, iremos falar sobre a primeira aparição do Homem-Aranha na revista Amazing Fantasy de edição número 15.
fonte: aracnofã



Na primeira página, Steve mostra um grupo de adolescentes felizes de um lado, enquanto um jovem com óculos, triste, se destaca do outro. Por trás desse jovem, uma grande sombra paira. Uma silhueta de um homem cercado por uma rede com uma grande aranha pendurada acima dele.
Um membro do grupo de jovens diz que eles precisam de “mais um cara pro baile” e sugere Peter Parker. Um adolescente de aparência presunçosa, vestindo um suéter listrado azul e branco (que mais tarde descobriremos que é Flash Thompson), zomba o chamando, dizendo que “aquele traça-livros nao sabe a diferença entre valsa e rock’n roll”. Uma garota loira atraente (que depois descobrimos ser Liz Allan), fala que Peter Parker “é o cara mais caxias do Colégio Midtown!”
Assim, Peter não é o garoto mais popular no colégio, mas seu Tio Ben e a Tia May o consideram “um rapaz muito especial”. Brincam com ele, quando é hora de se levantar de manhã (“Puxa, tio Ben, você é pior que um monte de despertadores juntos! “) e dando-lhe para comer “seu café da manhã favorito… panquecas”. (“Não o faça comer demais, querida! Daqui a pouco ele estará mais forte do que eu!”). É interessante notar a referência indireta aos poderes que Peter ganhará um pouco a frente dessa mesma história presente nas palavras do tio Ben. No original, a fala é que “daqui a pouco não conseguirei vencer ele numa luta”, o que faz uma outra referência: às lutas de vale-tudo. Parece improvável que isso foi uma coincidência.
O corpo docente da escola também está impressionado com o Peter. Um professor de química careca e bigodudo que um dia descobriremos que é “Warren” (não o Prof. Warren, Chacal, e sim seu irmão, conforme revelado em Untold Tales of Spider-Man #96) diz para Pete continuar com o bom trabalho que, com certeza, ganhará uma bolsa de estudos quando se formar (o que realmente acontece).
Mas Pete não é respeitado pelos colegas da sua idade. (Talvez seja a calça azul, colete preto, camisa branca e gravata vermelha listrada que ele veste o tempo todo. Não é o mais a roupa mais na moda, mesmo em 1962). Quando ele pergunta uma jovem mulher chamada Sally se quer sair com ele, ela lhe dá um fora e fica com Flash Thompson. Flash humilha Pete e, quando o nosso tímido herói tenta chamar outros jovens interessados em participar de uma exposição na Feira de Ciências, ele riem. (“Você fica com a ciência, meu filho! Vamos ficar com as garotas!”, diz um zombador sem nome.) Peter, em lágrimas e promete que “algum dia eles vão se arrepender” e vai para a Feira de Ciências sozinho. O título da exposição é “Experimentos radioativos“.
A demonstração começa. O grupo fica em torno de uma máquina de tamanho indeterminado, que tem o que se parece com dois balões vermelhos posicionado a alguns centímetros um do outro. A idéia é demonstrar o controle de “raios radioativos“, com eles saltando entre os dois balões. Mas uma aranhadesce entre os dois balões no momento em que a radioatividade é desencadeada. O abalo radioativo mata a aranha assim que ela pica o ser vivo que está mais próximo (vocês sabem quem).
Como resultado da mordida, o pobre Peter se sente tonto e enjoado. O homem que fazia a demonstração diz que aparentemente “a experiência foi emocionante demais para o jovem Parker”, mas sabemos que foi muito mais do que isso. Peter anda sem rumo pela rua e, percebendo algo estranho pensa que é“como se meu corpo inteiro estivesse carregado com um tipo fantástico de energia”. Ele está tão envolvido nessa sensação que não vê o sedan azul indo na direção sua direção. Ele se desvia, pulando, no último instante, descobrindo que é capaz de fixar na parede de um prédio próximo. Ele sobe até o topo do mesmo e, sobre o telhado, esmaga um “tubo de aço como se fosse de papel”. Ele rapidamente percebe que adquiriu todas as habilidades da aranha que o mordeu e volta para a rua, tentando imaginar o que fazer com “estes poderes incriveis que ganhei!”
Poucos minutos depois ele se depara com um concurso de vale tudo. O cartaz diz “100 dólares para que aguentar 3 minutos no ringue com o Esmagador Hogan” e Peter decide que esta é uma boa maneira de testar o seu poder. Ele corre para casa e coloca algumas roupas velhas. Com medo de que ele possa ser alvo de risadas, ele se disfarça, cobrindo a cabeça com o que parece uma meia arrastão. Minutos depois, ele está no ringue, desafiando o Esmagador Hogan. O Esmagador pensa que tem uma presa fácil, mas quando ele se move, o adversário pula sobre a sua cabeça. O homem mascarado pega Hogan com facilidade e faz a festa. O Esmagador, aterrorizados com tudo aquilo, admite de imediato a derrota. A multidão delira a cada segundo. Espetacular! Nunca vi nada igual!”, diz um deles.Fantástico! E aquela máscara o deixou com a dose certa de mistério!”, diz outro. Mas um homem, fumando um charuto e vestido com um terno roxo, chapéu de laço vermelho e gravata azul, pensa ter encontrado exatamente o que estava procurando. Quando Peter, mascarado, conta seus ganhos, o homem se apresenta como um “produtor de TV” e diz ao rapaz que ele “vai arrasar no Ed Sullivan Show!”
Em casa, Pete decide aprimorar sua aparência, criando uma fantasia baseada na aranha. Tia May e Tio Ben chegam com “algumas bolachas e leite”, mas não parecem notar a máscara de Pete está segurando. Sozinho novamente, Peter testa sua teia e seus lançadores de teia, que ele montou rapidamente. “Eles riem tanto de mim por ser estudioso mas só mesmo um gênio poderia criar um aparelho como esse, né?”, ele diz, “humildemente”. Ele veste sua roupa e atira teia para cima, usando seus poderes para ficar no teto. “Se prepara mundo”, Diz ele, “Aí vem o Homem Aranha!” (No original, é grafado Spiderman, sem o tradicional hífen separando as palavras).

Assim termina uma parte da história, toda feita perfeitamente em seis páginas.

Essa segunda parte da história é contada em apenas cinco páginas. Mas que cinco páginas!!!
O novo homem misterioso, com o traje de aranha, aparece na TV. Um refletor foca nele e ele desce por uma parede. Até mesmo o câmera-man fica atônito “Eu estou vendo com meus próprios olhos”, diz ele, “e eu ainda não acredito!” O auditório está descontrolado também com o Homem-Aranha descendo por sua teia, desde o teto. O produtor pede para que ele dê uma parada. “Não mostre muito mais para eles “, diz ele,”deixe-os implorando por mais!”
No final, no que parece ser um programa de TV do próprio Homem-Aranha, ele é assediado pelo público. A revista Life quer divulgar sua imagem. Um agente quer colocá-lo no cinema. Um repórter quer uma entrevista. O jovem já cansado dá uma tirada “Veja o meu agente, crianças!”, diz ele, “estou ocupado!” Depois, ainda no traje, com a calça azul no braço direito, ele caminha para o momento mais decisivo da sua vida.
No corredor, um homem loiro passa pelo Homem-Aranha com um policial em seu encalço. “Detenha-no!”, o policial grita: “Se ele entrar no elevador, ele vai fugir!” Mas o Homem-Aranha não faz nenhum movimento para impedir que o homem, em fuga, alcance o elevador e concretize a sua escapada. “Sorte que idiota fantasiado não me impediu!”, ele se alegra.
O policial chama a atenção do Homem-Aranha por não ter feito nada para segurar o ladrão, mas o aracnídeo não está nem aí. “estou por aqui de me preocipar com todo mundo!”, diz ele “agora só cuido da minha vida!” (em inglês a frase tem muito mais impacto. A tradução ao pé da letra seria “”De agora em diante eu só olhar para o número um. Isso significa… eu!”)
De volta para casa, Tia May e Tio Ben estão com um presente surpresa para Peter… o microscópio ele sempre quis. Peter fica muito grato. “Vou fazer com que eles sejam sempre felizes”, ele pensa em May e Ben, “e o resto do mundo que se exploda!”
“Nos dias que se seguem, o Homem-Aranha se torna sensação nacional.” Pete continua sua surpreendente carreira, enquanto acumula manchetes em jornais do país. “Quem é o Homem-Aranha?”, Pergunta o Voz Diária. “Lotação esgotada para o Homem-Aranha!”, diz O Visor. “Homem-Aranha ganha prêmio do showbiz!”, dia o Crônica Diária. “Homem-Aranha confirmado para nova série de TV!”, diz outro artigo.
Mas, então, em uma noite, Peter Parker chega em casa e vê uma viatura da polícia em frente à mesma. O policial da viatura lhe dá a má notícia. “Seu tio foi baleado … assassinado!” O oficial diz a Peter que um ladrão estava roubando a casa quando o seu tio Ben o surpreendeu. O assaltante matou Ben e fugiu para o Armazém Acme (deve ser onde o Coiote recebe todos os produtos para matar o Papa-Léguas), onde a polícia o cercou. “Sua tia está ao lado e os vizinhos estão cuidando dela”, o policial continua, mas Peter não está pensando em May. Ele conhece o Armazém Acme, sabe que “um assassino poderia vencer um exército naquele lugar sombrio e velho!” Mas não vai ser tão fácil se proteger do Homem-Aranha!
Rapidamente, ele se torna o Aranha e se balança nas teias pela cidade, rumo ao armazém. Dentro do armazém, o ladrão sabe que a polícia não o capturará. “Tudo que eu tenho que fazer é segurá-los la fora até que a lua desça, então eu posso escapar no escuro!”, diz ele. Mas uma voz, vinda de cima, contradiz os pensamentos dele. O ladrão se vira e vê uma figura fantasiada atravessar a parede três metros acima. Apavorado, ele se vira para correr, mas o Homem-Aranha salta por ele e bloqueia seu caminho. Ele usa a sua teia na arma do assaltante “meus punhos farão o resto!” A mão direita bate forte no assaltante, deixando-o inconsciente.
A face do assaltante não podia ser vista, até que o golpe foi dado. O cabeça de teia agarra seu adversário pelo casaco e o levanta, quando percebe: “É o fugitivo que passou correndo por mim! O que eu tive a chance de parar e não o fiz!”
Lá fora, a polícia decide se deve se arriscar entrando no armazém, mas não é necessário. O assaltante é entregue a eles, pendurado em uma grande teia de aranha. (situação que se repetiria com vários e vários criminosos)
“Tão perto”, um Peter Parker perturbado sabe que é “tudo culpa minha! Se eu tivesse o parado quando puder! Mas eu não fiz … e agora o tio Ben está morto … ” Assim, o jovem se vai na noite, finalmente aprendendo que “com grandes poderes vêm também grandes responsabilidades… e assim nasce uma lenda”.
“Certifique-se de ver a próxima edição de Amazing Fantasy”, diz a nota de encerramento, “para as façanhas mais incríveis do mais novo e diferente ídolo americano adolescente… o Homem-Aranha!” E, como todos sabemos, “Amazing Fantasy” se tornou “Amazing Spider-Man”!
Detalhe: na capa da edição é dito que a revista tem uma “mensagem importante”. Essa mensagem era um anúncio de que a revista não poderiam sobreviver em seu formato original de cinco pequenos contos estranhos de Lee/Ditko por edição. Dizia aos leitores que “Homem-Aranha” iria aparecer em cada edição subseqüente e que poderia até haver duas histórias por edição do Aranha. Ele também informou aos leitores que a página de conteúdos (provavelmente um sumário) estava sendo removida para inserir uma página extra de histórias e que a palavra “adulto” estava sendo retirado do título da revista (Ela se chamava Amazing Adventures do número 1 a 6 e Amazing Adult Fantasy do número 7 ao 14). Acabou que a mensagem inteira foi descartada, logo que a próxima edição se tornou “Amazing Spider-Man”.
Havia três outras histórias de Lee / Ditko na revista. “The Bell-Ringer!”, “Man in the Mummy Case!”, e “There Are Martians Among Us!”. Infelizmente não temos informações sobre elas…
Assim finalizamos a primeira revista em que o Homem-Aranha apareceu.

0 comentários:

Postar um comentário