Pesquisar

sábado, 25 de junho de 2011

[Especial] Os Uniformes do Homem-Aranha



Desde que o Homem-Aranha existe, ele já vestiu diversos uniformes, mas sempre volta pro clássico Vermelho e Azul. Abaixo iremos ver todos os uniformes que o Homem-Aranha utilizou. Essa mátéria será dividida em três partes.

Improvisado


3


O primeiro uniforme foi nada mais nada menos que... um simples pano cobrindo seu rosto e roupas normais. Ele utilizou o "uniforme" para lutar com Rusher Hogan, um lutador de Boxe. O Homem-Aranha utilizou a máscara pois tinha medo de passar vergonha caso perdesse a luta, o que não aconteceu. Ele venceu tão fácil que ganhou um convite para participar de um programa de Televisão. Para ir a esse programa, o Homem-Aranha confeccionou um novo uniforme.


Primeira aparição: Amazing Fantasy 15


Clássico



2




O novo uniforme foi feito por Peter Parker para aparecer no canal de televisão. O uniforme foi criado por Steve Ditko, co-criador do Homem-Aranha, criou o herói junto com o mestre Stan Lee. O uniforme é o único que cobre todo o corpo de um herói sem deixar nada à mostra, até os olhos são cobertos.
O uniforme tem diversas características únicas que a difere das demais como:
Design complexo: O uniforme é muito complexo, diversos desenhistas dizem que o mais complicado são os detalhes das teias na parte vermelha da roupa.
"cobertura integral": o uniforme do Homem-Aranha foi o primeiro, e até hoje é um dos raros e únicos, a cobrir todo o corpo do herói, inclusive os olhos! Além de fazer bastante sentido em termos de história (um super-herói que deseja permanecer anônimo deve ocultar o máximo possível sua identidade!), a opção ainda cria um ponto extra de identificação com o leitor. Por baixo de seu traje, o Homem-Aranha poderia ser jovem ou adulto, branco ou negro, até mesmo homem ou mulher (usando enchimentos sob o uniforme, a terceira Mulher-Aranha, Mattie Franklin, assumiu a identidade de Homem-Aranha por um curto período de tempo enquanto Peter Parker estava afastado!). Sem dúvida esse é um dos fatores que contribuiu para a duradoura popularidade da série.
Cores: Originalmente o uniforme teria as cores vermelho e preto, o azul só era introduzido como reflexo das luzes. Com o tempo, Ditko (que não tinha arte-finalista para fazer esse trabalho por ele) foi colocando cada vez menos preto no uniforme, que ficava com áreas azuis ainda maiores.Daí ficou azul e vermelho!
Aranha: outro elemento que mudou bastante desde sua primeira aparição foi a aranha no peito. A aranha das costas chegou à sua versão final bem rápido, ainda nas primeiras histórias de Ditko, mas a do peito variou bastante ao longo dos anos. Nas primeiras versões as "pernas" da aranha apontavam todas para baixo, mas eventualmente chegou-se a um visual mais harmonioso, com metade das pernas apontando para cima e metade para baixo. O tamanho do símbolo também varia muito, de acordo com o artista.
Máscara com olhos: Outro aspecto importante é a mascara com olhos, que, na verdade são lentes. Muitos artistas desenham esses olhos pequeninos e outros desenham grandes que cobrem quase toda a máscara. Muitas vezes em desenhos animados e nos quadrinhos os olhos da máscara mudam de posição e se movimentam para transmitir as emoções do Homem-Aranha.
A teia sob os braços: ao ser criado por Steve Ditko, o uniforme clássico tinha uma espécie de "asas" de teia ligando os braços do uniforme ao corpo. Nunca foi explicado se eram apenas decoração ou se o Aranha as usava para ajudar na hora de pular de um lado para o outro, mas o certo é que elas foram encolhendo e até desaparecendo com o tempo. No final de seu período na série, Ditko por vezes nem as desenhava mais! Escritores posteriores as desenhavam ou não, de acordo com sua preferência. Como elas não fazem parte do uniforme do filme, é pouco provável que os artistas mais novos ainda as desenhem, mas alguns "veteranos" (como os Romitas, Byrne e até Todd McFarlane e Erik Larsen) ainda o fazem.

Primeira aparição: Amazing Fantasy 15

[Continua]

0 comentários:

Postar um comentário