Pesquisar

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Taiko Aranha e André Marques comentam sobre Homem-Aranha Superior no Brasil

Taiko Aranha (Mancadas do Aranha) e André Marques (The Amazing Spider-blog) comentam sobre o início da fase Superior do Homem-Aranha aqui no Brasil, e os acertos e defeitos da Panini Comics. Inicialmente seria feito em vídeo, mas, por "conflitos de agenda", fizemos em texto mesmo.


Checklist


André Marques

Ainda não posso tirar muitas conclusões. Acompanho pela Panini e a editora começou com o título em dezembro, na mensal 'Homem-Aranha', que teve a numeração zerada. É  a Marvel Now (Nova Marvel, como batizou a Panini) começando no Brasil. E, até agora, tivemos 'Homem-Aranha Superior #1' , de dezembro, (com Superior Spider-Man 1-2 e Avenging Spider-Man 15.1) e 'Homem-Aranha Superior #2, de janeiro, (com Superior Spider-Man 3-4 e Avenging Spider-Man 16). Superior Spider-Man tem roteiros de Dan Slott, com arte de Ryan Stegman e Guseppe Camuncoli (edição 4). Já a Avenging, tem Chris Yost nos roteiros e Paco Medina na arte.

Comentando primeiro sobre Superior Spider-Man, Dan Slott continua usando usando o artifício de resgatar pequenos acontecimentos de edições passadas para construir plots ou dar continuidade aos mesmos. Nessas quatro primeiras edições, há uma narrativa muito bacana que envolve uma mistura de elementos. Por exemplo: as atitudes de Otto como Homem-Aranha/Peter Parker e a maneira como seus amigos reagem diante disso; várias demostrações de seu passado, que justifica suas atitudes como vilão e, agora, como Homem-Aranha; Peter Parker observando tudo o que o Otto faz, mesmo que este não possa ouvi-lo; e vários plots sendo plantados ao mesmo tempo.
E, em alguns momentos, Peter tem influência nas ações de Otto (como quando ele estava prestes a matar o Bumerangue). Sua presença ali também acaba servindo como um alívio cômico, recurso que há bastante nas revistas do Homem-Aranha.

As duas edições de 'Avenging Spider-Man' publicadas nessas revistas foram as melhores do título na minha opinião, já que as demais são apenas histórias divertidas, o que, muitas vezes, infantiliza os personagens e a narrativa. A edição 15.1 serviu para introduzir o personagem, com o Otto se adaptando à sua nova vida. Em Avenging Spider-Man #16, um novo plot surge. Com a participação de alguns X-Men da Escola Jean Grey para estudos avançados, do título 'Wolverine e os X-Men' (publicado em 'Wolverine'), temos uma edição cheia de ação e diálogos interessantes. No fim, é revelado que o Chacal estava por trás de tudo.

É isso aí, leitores. Vale a pena ler o título. Esqueçam as polêmicas e tenham uma boa leitura. Afinal, vários plots que foram trabalhados antes de Amazing Spider-Man #700 estão continuando nesse título. Não é o melhor da Marvel Now, mas merece seu destaque.
Tá esperando o quê? Corre para uma banca de revista ou uma Comic Shop e garante suas edições.

Taiko Aranha

Todos nós recebemos de mal grado a notícia da troca de corpos entre o Homem-Aranha e o Doutor Octopus, mas, uma coisa tenho que admitir, as histórias da fase Superior estão muito boas! Dan Slott está nos trazendo aventuras muito boas do Dr. Octopus como o novo Homem-Aranha. Se você não está querendo ler as histórias por conta da morte de Peter Parker, pense novamente. Lhe darei três motivos para você mudar de ideia, primeiro, as histórias estão muito boas (como dito anteriormente), segundo, Peter Parker ainda está lá, como fantasma, e terceiro, Peter Parker retornará em um ano, aproximadamente.
Agora, vamos à minha análise.
Como disse anteriormente, Dan Slott está trabalhando muito bem nos roteiros. A arte de Giuseppe Camuncoli (Superior Spider-Man #4) não me agradou muito. Mas a arte de Ryan Stegman estava ótima, transmitiu exatamente o clima "sombrio" que Dan Slott tentava transmitir em seus roteiros.
A edição Avenging Spider-Man #16 tem uma história muito boa, com um final que traz um gancho para alguma história futura. A arte também é muito boa. O fato do Aranha vencer o Wolverine pode ter incomodado alguns, mas o Wolvie não derrotou o Aranha porque foi pego desprevenido, além do fato de ser um amigo. Mas, claro que ainda foi meio estranho.
Mas, voltando à revista principal, Superior Spider-Man está trazendo uma nova visão para o Aranha, mas, claro, sem esquecer o passado. Slott faz questão de relembrar histórias do passado do Aranha, mas também, visando o futuro. O interessante é que, por causa dessa mudança de corpos, estamos conseguindo compreender melhor Otto Octavius, sua decisão em se tornar vilão e, agora, sua regeneração, tentando se tornar um herói "superior". Por isso, dou os parabéns para Slott.
Claro, se você ainda está receoso em ler as histórias do Homem-Aranha Superior por conta da morte de Peter, devo relembrar que Peter Parker está lá, e na ativa. Peter fica frequentemente tentando impedir Otto Octavius de sair da linha.

Agora, em relação ao trabalho da Panini Comics aqui no Brasil. Ultimamente, a Panini tem deslizado muito, nos trazendo páginas um pouco tortas, ou, o que seria páginas duplas, se tornam uma página só, dificultando um pouco a leitura (Como exemplo, algumas edições d'A Teia do Homem-Aranha). No caso das edições Superior, o problema encontrado na primeira edição foi o diálogo do Peter Gasparzinho, que estava quase ilegível de tão claro. Felizmente, isso foi corrigido, na segunda edição. Mas, a segunda edição corrigiu um problema para trazer outro. Os erros ortográficos voltaram. A cada página, encontramos um erro ortográfico. Além desses problemas, ainda houve o atraso da edição de Dezembro, que acabou chegando aproximadamente na metade de Janeiro. E, para compensar, a Panini publicou Superior #2, de Janeiro... em Janeiro!

Resumindo, Superior Spider-Man realmente é muito bom. Com histórias muito boas e arte em constante mudança (bem, isso não é tão bom). Aconselho aos verdadeiros fãs do Homem-Aranha a lerem. Por culpa da Panini, é possível que as duas edições ainda estejam nas bancas. Corre lá e compre. Depois me diga o que achou.



Um comentário: